23/01/2011

Audições,pressões,disciplina...

Excelente texto do Maestro John Neschling que podem ler na íntegra aqui e do qual  reproduzo uma parte para,no que concerne a pressões e medicamentos,terem uma ideia da vida de um músico da OSP.

O instrumentista na OSP, não tem um local digno para ensaios colectivos,não tem salas para estudo individual,não tem maestros,solistas e cantores convidados de qualidade mas,tem exigências artísticas elevadas,tem os  mais baixos salários quando comparada com Orq. Gulbenkian - um tutti na OSP ganha menos mil euros mensais que um tutti na Orq. Gulbenkian(e agora com os cortes salariais a diferença será maior) - e com Orq. Nacional do Porto,que segundo julgo saber não sofrerá qualquer corte salarial.

Para além disto,a OSP ,"orgulha-se " de ter o maior e pior departamento de Marketing de todas as orquestras em Portugal,de ter uma direcção artística que deixa muito a desejar,técnicos e seus directores com uma grande falta de iniciativa e uma vontade enorme de emperrar e sabotar a "máquina" TNSCarlos.

Por fim, a Ministra da Cultura,Gabriela Canavilhas, incentiva este tipo de "coisas" para que mais fácilmente possa despedir músicos e "acabar" com o TNSC e poder promover (ainda mais)a sua Metropolitana ,como aliás,sem qualquer pudor,tem desde sempre andado a fazer(directa e indirectamente).

É evidente que nós músicos também temos (muitas) culpas no cartório e por isso aqui fica a parte "que nos cabe" do texto do Maestro John Neschling:

"...A total falta de costume dos músicos da antiga OSESP de trabalhar sob regras estritas de disciplina, seja musical seja funcional, fez com que diversos músicos se sentissem psicologicamente sobrecarregados. Uma orquestra não é uma instituição de recreio e bem estar. Quem toca numa grande orquestra internacional, seja onde for, está sujeito a uma pressão técnica e psicológica enorme, assim como esportistas de ponta o estão quando têm competições internacionais pela frente (ou um cirurgião cardíaco diante de uma operação complicada). Em todas as orquestras há músicos mais e menos preparados para essas circunstâncias e muitos fazem uso do remédio Inderal para ter mais controle em momentos de stress." 

PS- No que diz respeito às audições,este processo descrito pelo Maestro Neschling foi muito mais digno quando comparado com o processo português do TNSC em que os músicos foram todos despedidos,sem apelo nem agravo,e os outros(pessoal técnico e administrativo) ficaram.

"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição."
Aristóteles

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